Lud Falcão media convênio para obras no campus da UFVJM em Unaí
A deputada estadual Lud Falcão (PODE) mediou entendimentos para que o governo de Minas Gerais e a Fundação Arthur Bernardes, mantenedora da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), firmem convênio no valor de R$ 6,6 milhões, destinado à construção de dois prédios de laboratórios no campus de Unaí, no Noroeste de Minas. O encontro entre representantes da fundação e equipes técnicas do governo ocorreu na semana passada.
A construção dos dois prédios, cada um com capacidade para 16 laboratórios, é fundamental para a ampliação das atividades acadêmicas no campus. A Fundação Arthur Bernardes lançou um primeiro edital para a execução das obras. Entretanto, pelo fato da Funarb não dispor em caixa do volume total das verbas, nenhuma empresa manifestou interesse em participar concorrência. A licitação foi considerada deserta e a universidade e sua mantenedora buscaram solução para a execução dos trabalhos.
Ludimila Falcão foi procurada pelos gestores da universidade e fez a intermediação com a Secretaria de Estado de Educação. A deputada participou da primeira reunião e vai acompanhar todo o processo. Ficou definido que o Estado vai assegurar o aporte financeiro para as obras. Em contrapartida, a Fundação Arthur Bernardes vai ministrar cursos de formação continuada para os professores da rede estadual de ensino, contribuindo para a qualificação dos profissionais da educação de Minas Gerais.
Assim que o acordo for concluído, será lançado um novo edital para a construção dos dois laboratórios. O campus da UFVJM em Unaí oferece formação superior em ciências agrárias, agronomia, engenharia agrícola e ambiental, medicina veterinária e zootecnia e os laboratórios são imprescindíveis para o aprendizado dos alunos.